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No post Dicas para fazer email marketing – www.bsccomunicacao.com.br/email-marketing/ já exploramos algumas técnicas para tornar o envio de seu email marketing mais efetivo.

Resumindo o post anterior:

1 – Segmente o seu mailing
2 - Substitua emails exclusivamente comerciais por emails informativos
3 - Preocupe-se com o título
4 – Estabeleça periodicidade
5 – Planeje-se

Hoje, vamos complementar estas dicas para que você tenha ainda mais sucesso e conversões em seu trabalho de email marketing.

6 – Defina o objetivo de seu email marketing: nem todo o email marketing tem como objetivo final a venda propriamente dita. E antes de qualquer ação, você deve definir este objetivo que podem ser: aumentar o seu número de cadastros, aumentar o número de fãs em suas redes sociais, fortalecer a sua marca, desovar um estoque que está parado ou vender um produto/serviço específico.

7 – Misture textos e imagens: quando fazemos uma arte para enviar por email, temos que pensar no seguinte: somente imagens serão em quase 100% das vezes classificadas como spam e se você enviar somente um texto, certamente não será agradável para o seu cliente. Assim, faça um mix, sendo que o ideal é que seu email marketing seja construído em html. Veja um exemplo de trabalho - http://www.bsccomunicacao.com.br/news/ViaBrasilHoteis/mes-da-mulher1.html Existem hoje programas onde vocês mesmo pode criar sua newsletter em html ou se você quiser algo mais exclusivo, uma agência de publicidade e marketing pode elaborar um modelo para você.

8 – Escolha o horário de envio adequado: é comum abrirmos nossos emails de manhã e vermos aquele imenso número de mensagens em nossa caixa de entrada e spam. É que muitas empresas que fazem envio maciço, escolhem o período noturno, pois conseguem enviar mais mensagens, já que os servidores estão menos ocupados. Sabemos que não é uma boa opção, já que se o email marketing de sua empresa estiver no meio de 30 opções diferentes, a probabilidade de ser apagado pelo seu potencial cliente é muito alta. Assim, defina qual o seu público alvo de acordo com esta informação, fica fácil decidir qual o melhor horário para o seu envio. Para exemplificar: seu público alvo são executivos, passam grande parte do no escritório, muitas vezes estendendo a jornada até mais tarde. Assim, seria interessante que seu email chegasse em sua caixa de entrada entre 16:30 e 19:00, já que é um momento que chegam poucas mensagens, porém, ele ainda está trabalhando e certamente irá acessar os seus emails antes de ir embora.

9 – Quantidade de envios não é qualidade: Hoje, existem inúmeras ferramentas de envio de email marketing a preços bastante acessíveis. Porém, saiba: enviar 100 mil emails por dia, não significa que estes irão cair na caixa de entrada dos usuários. Pelo contrário, a probabilidade de irem para caixa de spam é muito alta! Assim, o que realmente importa é você escolher um serviço de envio qualificado.

10 – Tenha uma estratégia integrada: faça uma ponte entre seu marketing digital e convencional. Muitas empresas tem efetuados ações de imenso sucesso que aliam o marketing convencional e o digital. Assista o vídeo Nike SP-Rio 2011 ao final do post e veja como as grande empresas estão trabalhando nesse sentido. Mas, em nosso dia a dia de pequenos empresários e/ou profissionais liberais é possível e importante que façamos esta ponte. Exemplo: dê um desconto ou um brinde para aqueles clientes que se cadastrarem para receber a sua newsletter, ou indicarem amigos. Faça o mesmo para aqueles que curtirem sua página no facebook. Utilize as redes sociais para divulgar suas ações de marketing convencional e vice-versa.

11 – Tenha links de saída estratégicos: Seu email marketing chegou na caixa de entrada, o título atraiu o seu cliente, ele leu suas informações e clicou em um link… mas, o link o levou para uma página de seu site que é desinteressante. O que ele vai fazer? Sair de seu site! Assim, tenha certeza de que os links de sua newsletter vão levar o cliente a tomar uma atitude positiva de acordo com o objetivo inicial de seu email marketing (fortalecimento da marca, venda de um produto, aumento no número de clientes cadastrados em seu banco de dados, indicações para outros clientes, aumentos de curtidas em suas redes sociais, etc).

12- Mensure os resultados: quais os locais mais clicados de suas newsletter. Você pode mensurar esses resultados, sabia? Fazendo essas medidas, você vai saber exatamente onde deve concentrar os seus esforços e como pode efetivamente aumentar o número de conversões positivas de seu email marketing.

Concluindo: apesar de parecer simples, as ações de email marketing são complexas e tem diversos macetes e devem ser planejadas estrategicamente de acordo com o objetivo de sua empresa. Caso contrário, você pode estar desperdiçando uma poderosa ferramenta, além de seu dinheiro. Por isso, estude, antes de tomar qualquer atitude ou consulte profissionais especializados no mercado!

Nike SP-Rio 2011 from LiveAd on Vimeo.


Graziella BeHertzog

Então, o que você acha?