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Dando segmento ao post “Mas, afinal, o que é “esse tal de” marketing digital?” (leia o artigo completo em www.bsccomunicacao.com.br/o-que-e-marketing-digital-2) hoje iremos tratar sobre email marketing.

Email marketingMuitos afirmam que o email está com os dias contados, outros amaldiçoam qualquer email “de propaganda” que chegue em sua caixa de mensagens, considerando isso um ato de invasão de privacidade. Porém, dados comprovam que o email é a segunda ferramenta de comunicação digital mais utilizada no mundo, perdendo somente para os sites e segundo o IBGE o email é o principal motivo de acesso à internet no Brasil (veja os dados completos em http://www.cetic.br/usuarios/ibope/tab02-05.htm). Ou seja, email marketing ainda é (e será durante muitos anos) uma excelente ferramenta de divulgação.

Como aproveitar o máximo desta ferramenta? Siga as dicas abaixo:

1 – Segmente o seu mailing: evite comprar listas com milhões de emails, já que é bastante provável que eles não tenham interesse em receber o seu email marketing. Crie o seu mailing, qualificado com boas informações como nome, cidade, email, interesses pessoais. Mas, como fazer? É um trabalho “formiguinha”. Comece pelos seus clientes atuais, informe-os que você vai utilizar o email marketing para sua comunicação, peça autorização para o envio. Depois através do seu site, redes sociais, e outros meios de comunicação, ofereça brindes para quem se cadastrar para receber os emails. Lembre-se: um banco de dados qualificado é feito por adesão espontânea dos clientes.

2 – Substitua emails exclusivamente comerciais por emails informativos: você já tem os dados de seus clientes, já sabe os assuntos que lhe interessam. Então, forneça informações de acordo com o seu negócio e o seu público-alvo. Faça que os seus emails despertem interesse nos receptores para que eles realmente leiam a mensagem.
Veja alguns exemplos abaixo:
Email marketing para Pousada Solar do Santinho - http://bsccomunicacao.com.br/news/SolardoSantinho/Fevereiro_Florianopolis.html
Email marketing para ViaBrasil Hotéis – Termas - http://www.bsccomunicacao.com.br/news/ViaBrasilHoteis/AguasTermais_06.html
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ornecendo informações úteis aos seus clientes, você será lembrado de uma maneira positiva.

3 – Preocupe-se com o título: De nada adianta criar um material fantástico para ser enviado para sua base de dados, se o título não chamar a atenção de seus clientes. O título do email será o que vai definir pela sua abertura ou não. Lembre-se o seu cliente está recebendo o seu email e mais dezenas de outras empresas.

4 – Estabeleça periodicidade:  seu email marketing tem um ótimo título e conteúdo interessante para o seu cliente. Então, o que vai acontecer? Ele naturalmente vai esperar receber mais informações da sua empresa. Assim, não o deixe esperando em vão. Estabeleça dias na semana para enviar as suas informações. Planeje-se.

5 – Planejamento: planeje com antecedência sobre que assuntos irá tratar. É bastante interessante que seu email marketing tenha uma sequência lógica e não assuntos aleatórios. Fique ligado sobre acontecimentos do dia a dia, que você possa utilizar para chamar a atenção de seu cliente.

Quer saber mais sobre como melhorar o desempenho de seu email marketing? Na próxima semana, iremos continuar tratando sobre este tópico!


Graziella BeHertzog

Então, o que você acha?