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Nosso último post começamos a tratar do assunto marketing viral. Explicamos o conceito de marketing viral e deixamos para análise de nossos leitores alguns cases de sucesso. Para saber mais, acesse o nosso post sobre Marketing Viral - http://bsccomunicacao.com.br/marketing-viral-2/

Hoje, nossa intenção é passar de forma didática algumas regras e dicas de marketing viral.

Para começar, entenda que ações de marketing viral não são cases de sucesso por sorte ou destino. Elas tem uma estrutura clara que engloba um planejamento sobre o objetivo a ser alcançado, definição do público-alvo e que mensagem será transmitida para este público-alvo. Um vídeo, um jogo, uma imagem, uma promoção ou até mesmo uma música podem ser usadas pelos “criativos” como carreador da mensagem contida na ação de marketing viral e as diversas redes sociais (especialmente o facebook nos dias atuais) são os meios de propagação destas peças.

Marketing Viral

Em geral, uma campanha de marketing viral é baseada em um conjunto de peças e dependendo da grandiosidade da ação, pode-se criar um blog, um hotsite e quem sabe até um making off? Atualmente, os vídeos são os preferidos pelos publicitários para criação de peças virais, já que despertam muito interesse e curiosidade nas pessoas, além do fato que devido à tecnologia das novas câmeras e exibição digital, a produção de um vídeo viral pode ter um custo muito baixo.

Confira abaixo as principais regras do Marketing Viral:

Distribua gratuitamente produtos e serviços
Lembre-se que o tempo de cada pessoa é precioso e para sensibilizá-la a dispor de alguns minutos de seu tempo para compartilhar a sua informação, ela merece algo em troca. Perceba, que não há necessidade de ser algo físico. Se sua campanha for engraçada, causando divertimento e boas sensações, já pode ser o suficiente.

Fácil distribuição
Hoje com as redes sociais está bastante simplificado o processo de propagação das ações, já que basta clicar em um botão para compartilhar mensagens com os amigos. Porém, temos que lembrar de outras formas de compartilhamento: botão ou link para indicar a peça a amigos e botões de compartilhamento das informações em seu site para as redes sociais.

Explore motivações e comportamentos comuns
Aqui a ordem é explore as emoções de seu público-alvo. Somente ações que mexem com o emocional vão ser tornar cases de sucesso de marketing viral. Explore as sensações de amor, risadas, lágrimas e acredite se quiser, há virais que se tornam sucesso por mexer com sentimentos ruins como a raiva e a indignação.

E para terminar nosso post hoje, mais um case de sucesso de marketing viral. A história de Sofia, filme da Panvel. A ação da rede de farmácias gaúcha, até este momento já foi visualizada 1.671.245 em seu canal oficial no youtube.  A peça viral foi idolatrada por alguns e questionada por outros, porém, certamente atingiu o objetivo de emocionar as pessoas e ser amplamente propagada nas redes sociais.


Graziella BeHertzog

Então, o que você acha?