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Na semana passada tratamos sobre o que é e quais as vantagens do marketing de conteúdo para o seu negócio. Leia o post completo em Marketing de Conteúdo - http://www.bsccomunicacao.com.br/marketing-de-conteudo.

Hoje, iremos lhe passar o passo a passo para você poder fazer o marketing de conteúdo para o seu negócio de uma maneira financeiramente viável, já que nem todos os empresários ou profissionais autônomos possuem verba para contratar uma assessoria de imprensa ou uma agência de marketing para realizar este trabalho.

*Tenha sempre em mente: quando o consumidor tem uma necessidade, ele (na maioria das vezes) faz uma busca em um dos buscadores na internet (sendo o mais importante o Google), por isso, ressaltamos novamente a importância do Marketing de Conteúdo.* 

Siga os passos abaixo e comece hoje mesmo (estamos simplificando ao máximo esta ferramenta para que você colocar em prática):

1 – Defina quem é o seu público-alvo:
Quem você quer atingir, com quem você quer criar relacionamento, quem são os potenciais consumidores de seu produto/serviço? Seja específico, já que não adianta querer abraçar o mundo. Pergunte-se: quem são estas pessoas? Do que elas gostam? O que elas valorizam? Onde estão?

 2 – Defina o que você pretende:
Apesar de parecer óbvia a resposta (quero vender mais), muitos objetivos podem ser atingidos com o marketing de conteúdo. Você pode se tornar mais conhecido, aumentar a sua credibilidade perante os seus consumidores, conquistar novos clientes e fidelizá-los, criar um canal de comunicação mais aberto, fortalecer a sua marca e, sem dúvidas, vender mais! Novamente, seja específico, já que é impossível fazer tudo. Lembre-se: temos que fazer marketing de conteúdo de uma forma financeiramente viável!

3 – Qual conteúdo você vai produzir para o seu público-alvo?
Você já definiu quem é o seu potencial consumidor e qual o objetivo que almeja atingir. Agora, chegou o momento de decidir quais os assuntos irá abordar, sobre o que você vai falar. Duas coisas são importantes neste ponto: o que o seu cliente quer saber/quais informações ele está buscando e, já que é você quem vai produzir o conteúdo, deve escolher assuntos os quais tenha um bom conhecimento –> para ter resultado o marketing de conteúdo deve ser interessante, exclusivo e relevante, tenha sempre isto em mente. 

4 – Quais canais irá utilizar para divulgar o seu conteúdo:
Isso certamente depende de quem é o seu público alvo e quais os meios de comunicação que eles costumam utilizar (se você não sabe, volte ao item nº1). Em se tratando em marketing de conteúdo para internet você pode utilizar email marketing (criando boletins informativos), divulgar nas redes sociais, criar um blog, ou melhor ainda, ter o seu blog dentro de seu site e/ou utilizar videos no youtube. Caso, você sinta necessidade e tenha capital para isso, pode divulgar o seu conteúdo em rádios, TV, revistas e jornais.

5 – Planeje!!!!
O passo a passo acima serve para você se guiar e começar a produzir o seu conteúdo na internet. Mas é importante que você planeje sempre. Não basta simplesmente começar a escrever textos e produzir vídeos de modo aleatório. Você deve envolver o seu potencial cliente, fazer com que realmente ele tenha interesse em acessar o seu conteúdo e para isso é necessário que o seu conteúdo tenha uma sequência lógica e atraente.

Esperamos tê-los ajudado com esse passo a passo. Estamos na 6ª-feira de Carnaval e desejamos um excelente feriadão para todos!


Graziella BeHertzog

Então, o que você acha?